Lesson 1 of 9
In Progress

O que é DPOC?

rodrigotofollo · 10 de junho de 2022

Como os pulmões funclonam?1

Quando você inspira, o ar entra no corpo pelas narinas ou pela boca, passa pelas vias aéreas (brônquios) até chegar aos alvéolos (sacos de ar) nos pulmões.

Nos alvéolos ocorrem as trocas gasosas, ou seja, onde o ar entra e o sangue recebe o oxigénio do ar. Ao mesmo tempo, o gás carbônico presente no sangue passa para o ar expirado que sai através das vias aéreas (expiração).

As vias aéreas são compostas por:

– Boca

– Nariz e passagens aéreas chamadas seios nasais

– Faringe

– Laringe

– Traqueia

– Tubos chamados brônquios e seus ramos

– Pequenos tubos chamados bronquíolos que se ramificam dos tubos brônquicos

O que é DPOC?2-5

A doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC, refere-se a um grupo de doenças que causam obstrução do fluxo de ar nos pulmões e tornam a respiração difícil. A DPOC inclui a bronquite crônica e o enfisema pulmonar.

A bronquite crônica ocorre quando as vias respiratórias ficam irritadas e inflamadas, resultando no acúmulo de muco, na manutenção da inflamação que gera remodelação dos brônquios e consequentemente resulta em obstrução nas vias aéreas, dificultando a saída do ar dos pulmões.

No enfisema, os pequenos sacos aéreos (alvéolos) presentes nos pulmões perdem elasticidade e deixam de ser efetivos. Com a perda de alvéolos, o pulmão diminui a sua capacidade de trocar o ar, que vai se acumular dentro do tórax. Estes danos no tecido alveolar são irreversíveis e ocasionam vários sintomas da DPOC como a falta de ar, aperto no peito, etc.

Quais são os sintomas da DPOC?2,3

Os sintomas da DPOC incluem:

•     Tosse ou chiado frequente

•     Pigarro

•     Falta de ar

O que causa a DPOC?2-4

O cigarro tradicional e os derivados de tabaco como vapes, e-cigs, cigarros de palha, entre outros, são os fatores mais importantes no desenvolvimento e progressão da DPOC. A gravidade da doença está relacionada à quantidade e ao tempo que a pessoa fuma.

Além disso, a exposição a poluentes do ar em casa e no local de trabalho, fatores genéticos e infecções respiratórias também podem desencadear a doença.

As pessoas devem tentar evitar a inalação de fumaça de cigarro e dos demais derivados do tabaco, dos poluentes do ar em casa, como a fumaça do fogão a lenha, e no local de trabalho para prevenir o desenvolvimento de DPOC. É importante, também, evitar as infecções respiratórias. A detecção precoce da DPOC pode alterar seu curso e progresso.

A DPOC é frequente?4

A DPOC é mais frequente em pessoas com mais de 40 anos de idade e em homens. Um estudo realizado no Brasil mostrou que a DPOC é muito comum entre os brasileiros: ocorre em 13% das mulheres e 16% dos homens.

Tem tratamento?3

Os tratamentos reduzem a progressão da doença, controlam os sintomas e diminuem as complicações, porém a DPOC ainda não tem cura. A fisioterapia e os exercícios físicos com orientação profissional adequada de um fisioterapeuta também são aliados do paciente.

É fundamental consultar um(a) pneumologista para o diagnóstico e o tratamento adequados.

Enfisema, DPOC e câncer de pulmão: qual é a diferença?5

Embora o câncer e o enfisema possam estar associados ao hábito de fumar, há danos aos alvéolos no enfisema. Já o câncer de pulmão ocorre quando as células pulmonares anormais se multiplicam e substituem as células normais.

Embora o enfisema não cause câncer de pulmão ou vice-versa, qualquer uma das doenças pode criar um ambiente no qual a outra pode ocorrer. Por exemplo, o dano celular causado pelo enfisema pode causar alterações genéticas nos pulmões, o que pode levar ao câncer. Da mesma forma, as células cancerosas podem danificar os pulmões e causar sintomas semelhantes à DPOC.

Em caso de dúvidas, sempre consulte o seu (sua) médico(a) de confiança ou o seu (sua) pneumologista!

Referências

1.    National lnstitutes of Health. National Heart, Lung, and Blood lnstitute. How the lungs work? Disponível em: https://www.nhlbl.nih.gov/health-topics/how-lungs-work Acesso em 04 fev. 2022.

2.    U.S. Department of Health & Human Services. Centers for Disease Control and Prevention. Basics About COPD. Disponível em: https:/fwww.cdc.gov/copd/basics-about.html Acesso em 01 fev. 2022.

3.    Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. 21/11- Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/21-11-dia-mundial-da­ doenca-pulmonar-obstrutiva-cronica-dpoc/ Acesso em 01 fev. 2022.

4.    Cruz MM, Pereira M. Epidemiologia da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica no Brasil: uma revisão sistemática e metanálise. Ciênc. Saúde Coletiva. 2020;25(11):4547-4557.

5.    Crônicos do dia a dia. Enfisema, DPOC e câncer de pulmão: quais são as diferenças? Disponível em: https://cdd.org.br/noticia/respiratorios/enfisema-dpoc-e-cancer-de-pulmao­ quais-sao-as-diíerencas/ Acesso em 04 fev. 2022.